O TikTok tem se tornado um dos mecanismos de buscas cada vez mais populares, principalmente entre os brasileiros, que já somam mais de 82 milhões de usuários.

Mas apenas criar vídeos interessantes não é suficiente; é crucial que esses conteúdos sejam encontrados pelo público certo.

É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization) para o TikTok. Para você saber como usar este aplicativo para o marketing da sua empresa, acompanhe esse artigo atentamente até o final.

Aqui, desvendaremos tudo sobre SEO para TikTok e como criar para os mecanismos de buscas. Pronto para começar?

Afinal, o que é SEO para TikTok?

O SEO para TikTok envolve um conjunto de estratégias para otimizar os vídeos, melhorando a visibilidade dos posts para que eles sejam vistos pelo maior número de usuários da rede social.

Assim como no Google, onde o SEO ajuda a melhorar a classificação das páginas web, o SEO para TikTok ajuda a garantir que seus vídeos sejam encontrados e recomendados pelo algoritmo.

Para esclarecer: o algoritmo do TikTok é o “robozinho” responsável por decidir quais vídeos aparecem no feed “Para Você” de cada usuário. Esses conteúdos aparecem com base nas informações sobre os vídeos aos quais o usuário assiste, curte, compartilha ou comenta, dentre outros dados.

É aí que entra o SEO para o TikTok, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o engajamento do perfil da empresa na plataforma.

 

SEO para TikTok: como fazer?

Se você souber como otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca, o TikTok pode ser uma poderosa ferramenta de promoção de tráfego e engajamento.

Para garantir que seus vídeos sejam vistos pelo maior número possível de pessoas, confira essas dicas que elencamos:

1. Utilize palavras-chave relevantes

Palavras-chave são termos que ajudam o algoritmo do TikTok a entender sobre o que é seu vídeo.

Na prática, para colocar o seu conteúdo no radar dos usuários da plataforma, é preciso descobrir as palavras-chave relevantes ou tendências do momento.

Confira algumas maneiras de identificar palavras e frases que seu público-alvo está usando ao procurar por conteúdo semelhante ao seu:

  • Veja quais palavras e hashtags estão sendo usadas em vídeos populares relacionados ao seu tema.
  • Observe como outros criadores de conteúdo no mesmo nicho estão usando-as.
  • Verifique temas populares que são sugeridos pelo TikTok quando você começa a digitar uma palavra ou hashtag na barra de pesquisa da plataforma.

E lembre-se: as palavras-chave devem ser incluídas naturalmente no título e na descrição do seu vídeo para ajudar o algoritmo a entender o contexto. Nada de excessos ou exageros!

Se você está postando um vídeo sobre dicas de beleza, use palavras-chave como “dicas de beleza”, “truques de maquiagem” e “tutorial de skincare”, por exemplo.

2. Use hashtags populares e específicas

Hashtags ajudam a categorizar seu conteúdo e torná-lo mais visível para os usuários que procuram por tópicos específicos.

Você pode utilizar hashtags que são populares e relevantes para seu conteúdo (isso ajuda a alcançar uma audiência maior) ou utilizar hashtags específicas para o seu nicho ou assunto do vídeo.

Por exemplo, para um vídeo sobre academia de ginástica, você pode usar hashtags como: #fitness#gymlife#personaltrainer#getfit

Incorporar as hashtags de maneira estratégica em seus vídeos do TikTok pode ajudar a aumentar a visibilidade, o engajamento e o alcance do seu conteúdo sobre marketing digital.

3. Faça uma descrição atraente do título do vídeo

A descrição do vídeo é a oportunidade de fornecer mais contexto e incorporar palavras-chave.

Para ranquear nos mecanismos de buscas, as descrições dos vídeos devem ser envolventes e informativas. Para isso, confira algumas dicas:

  • Comece com uma frase cativante que chama a atenção do espectador e o incentiva a assistir até o final.
  • Destaque o que o espectador aprenderá ou ganhará com o vídeo.
  • Incentive-o a seguir seu perfil, comentar ou compartilhar o vídeo.
  • Adicione hashtags que ajudem a categorizar o vídeo e alcançar um público mais amplo.
  • Use linguagem simples e evite jargões para garantir que sua mensagem seja facilmente compreendida pelos usuários

Esse tipo de descrição não só melhora a visibilidade do vídeo através de hashtags relevantes, mas também engaja o público com um conteúdo valioso e prático.

4. Interaja com os seguidores

Interaja com seus seguidores e com outros criadores de conteúdo para garantir que seu vídeo seja assistido por um maior número de pessoas.

Responder a comentários e participar de conversas também pode aumentar o engajamento e melhorar a visibilidade dos seus vídeos.

5. Otimize o tempo de publicação

Publicar seus vídeos nos horários em que seu público está mais ativo pode aumentar a chance de engajamento e visualizações.

Por isso, é importante também analisar as métricas do TikTok para identificar quando seu público está online e publicar seus vídeos nesses períodos.

6. Faça SEO fora do TikTok nos motores de busca

O conteúdo popular no TikTok pode aparecer em resultados de busca do Google e outros motores de busca.

Para maximizar essa visibilidade, basta adicionar links para seus vídeos em blogs, sites e redes sociais, além de criar conteúdos de valor, isto é, transmitir informação com qualidade ao consumidor do seu serviço/produto.

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SEO para TikTok: conte com uma agência de marketing especializada

Agora você já sabe que, para criar conteúdo para mecanismos de buscas e garantir que seus vídeos sejam vistos pelo maior número possível de pessoas, é crucial escolher palavras-chave relevantes, usar hashtags eficazes e criar descrições atraentes.

O mais recomendado é contar com a ajuda de profissionais especializados. E nós, da Inside Digital, fazemos exatamente isso: criamos estratégias de SEO para TikTok.

A Inside Digital está pronta para elevar a sua empresa ao próximo nível e ajudar com essa otimização!

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